Outubro Rosa – Câncer Mama

 

O Câncer de mama é o que mais incide na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.

O Câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 23% do total de casos de câncer no mundo em 2008 com aproximadamente 1,4 Milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral(458.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres(WHO, 2008a).

O câncer de mama é raro antes dos 40 anos e a partir dessa idade a incidência tende a crescer progressivamente, com exceção de países da Ásia (ADAMI,2008).

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulos, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros Sinais de Câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Os principais fatores de risco para o câncer de mama estão ligados a idade, fatores endócrinos e genéticos.

Possuem risco aumentado as mulheres com história de menarca precoce(idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia(instalada após os 50 anos de idade), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos. 

Outros fatores incluem a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos, a ingestão regular de bebidas alcoólicas, mesmo que em quantidade moderada (30g/dia). Obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa, e sedentarismo( ADAMI et al., 2008). A prática de atividade física e o aleitamento exclusivo são considerados um fator protetor (INCA, 2007).

História familiar, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, é importante fator de risco para câncer de mama e pode indicar predisposição genética associada à presença de mutações em determinados genes. Entretanto, o câncer de mama de caráter hereditário(predisposição genética) corresponde a cerca de 5-10% do total de casos.

Prevenção Primária

Em termos de prevenção primária, devem ser lembradas, em primeiro lugar, as medidas mais simples, dietéticas e comportamentais, que valem a pena ser estimuladas.

Deve-se evitar obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão alcoólica em excesso.

Prevenção Secundária ou Detecção Precoce

 

Estima-se que desde a primeira divisão celular anômala até um nódulo palpável de um centímetro, que corresponde a um bilhão de células tumorais, exista um intervalo aproximado de 10 anos.

Nesse período, o melhor método com ação comprovadamente eficiente como “screening” é a mamografia de alta resolução. A orientação atual , que deve ser seguida em condições ideais de recursos para assistência à saúde, é a mamografia anual a partir dos 40 anos de idade, tendo sido feito um exame basal prévio aos 35 anos.

Na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%, e essa deve ser a motivação maior para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.

O Exame físico das mamas realizado por médicos é também eficiente, permitindo o diagnóstico precoce de tumores com um ou mais centímetros de diâmetro. O autoexame das mamas, realizado pela própria paciente mensalmente após a menstruação, identifica nódulos a partir de dois e três centímetro, e deve ser também ensinado e praticado, especialmente em nosso meios, em que a maior parte da população não tem acesso à mamografia.

Novos números para contato
Celular e WhatsApp
Operadora Vivo

Comercial – Nova Opção – Kevin
Número 011-941270032
Comercial – Nova Opção – Henrique
Número 011-957825605
Comercial – Nova Opção – Operacional
Número 011-964027143
Comercial – Nova Opção – Saúde
Número 011-973869994
Comercial – Nova Opção – Maria Luisa
Número 011-956285547
Seguros Novos
011-943975718
Sinistro
011-991824477

FECHAR